Sistema para Materiais de Construção

Por dentro do mercado

Como funciona uma loja de material de construção?

Uma loja de material de construção é um negócio de natureza comercial, e tem como finalidade a venda de materiais para serem usados em reparos, reformas e construção de casas, apartamentos e prédios.

Segundo pesquisa realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), as diferenças entre as lojas de material de construção pequenas/médias e as grandes são as seguintes: as pequenas e médias tem como foco os equipamentos “básicos”, como cal, cimento, madeira, pregos, material elétrico e iluminação, enquanto as lojas grandes são consideradas generalistas, com maior diversificação de produtos, vendendo inclusive peças de decoração e eletrodomésticos.

Uma loja de Material de Construção normalmente contém vários departamentos e seções. Grandes lojas podem dividir estes setores no espaço que as pequenas lojas não possuem, mas todas vendem praticamente os mesmos artigos. Atualmente os materiais e insumos podem ser simples ou combinados (produtos compostos), obtidos diretamente da natureza ou elaborados através de processos de produção.

O que define o sucesso de uma loja de Material de Construção?

Alguns erros comuns, principalmente no início de atividades da empresa, é a gestão do estoque e processos de aquisição dos produtos. Uma loja de material de construção possui um mix variado de produtos e compras em excesso prejudicam o negócio. O estoque mínimo e ideal deve ser observado de acordo com a quantidade demandada, pois os recursos financeiros serão destinados a pagar as compras de mercadorias que ainda estão estocadas.

Outro ponto que deve ser observado é a gestão financeira do negócio. O mercado está cercado de mudanças e incertezas e, é de grande importância uma boa organização financeira, pois ela é uma das ferramentas para o crescimento da empresa. Controlar as contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa é essencial para auxiliar na tomada de decisões e medir a saúde financeira da empresa. Adotando boas práticas no controle financeiro, o empresário pode rapidamente corrigir eventuais falhas ou reforçar estratégias que estão dando resultados.

A venda do produto é também, uma das fases que requer bastante atenção do empresário em qualquer estabelecimento comercial. Em uma loja de material de construção, o processo de entrega das mercadorias deve ser bem definido e organizado para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo. Para agilizar as vendas de balcão, principalmente em negócios com grande variedade de itens, é de suma importância que os vendedores consigam localizar facilmente as mercadorias.

Apesar dos grandes desafios de gerir uma loja de material de construção, a tecnologia permite que existam diversas formas de automatizar processos e fazer o gerenciamento total do negócio. Com um software de gestão, por exemplo, é possível integrar todas as áreas da empresa e agilizar as atividades do dia a dia. Um software específico para material de construção, vai permitir realizar desde a etapa de compras, passando pelo setor financeiro, até a etapa de venda e entrega dos produtos.

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