Sistema para Serviços Automotivos

Por dentro do mercado

Como funciona um negócio de serviços automotivos?

Um negócio de serviços automotivos, é um local onde se pode encontrar vários serviços veiculares, como regulagem de motores, troca de óleo e lubrificantes, alinhamento e balanceamento, sistemas de direção, sistemas eletrônicos, entre outros serviços. O segmento de reparos e manutenções automotivas está passando por uma transformação evolutiva, devido às novidades tecnológicas, que contribuem para a melhoria na prestação de serviços e satisfação dos clientes atendidos.

O mercado consumidor dos serviços de uma auto center ou oficina mecânica, é composto por proprietários particulares de automóveis e clientes corporativos, incluindo seguradoras, cooperativas de transporte, empresas ou pessoas que possuem diversos carros ou frota própria de veículo, tais como órgãos públicos, empresas de energia, telefonia, etc.

Em relação à diferença entre oficina mecânica e auto center, as oficinas mecânicas costumam ter uma estrutura mais simples em relação a um centro automotivo. Por exemplo, para abrir uma oficina mecânica não é necessário ter todos os equipamentos e uma estrutura completa. Já uma auto center costuma ser um local onde o cliente encontra uma variedade maior de serviços, além de ter equipamentos de primeira linha e recursos tecnológicos.

O que define o sucesso de um negócio de serviços automotivos?

Uma empresa de serviços automotivos nos dias de hoje deve ter um ambiente limpo, organizado e seguro. Além disso, o veículo vem apresentando cada vez mais avanços tecnológicos e exige precisão no reparo. Portanto, a equipe de técnicos deve ser qualificada, os processos integrados e os equipamentos sempre calibrados e atualizados. Outro ponto importante é a valorização da equipe técnica, oferecendo comissões pelos serviços prestados e consequentemente aumentando a produtividade e engajamento,

Um dos recursos imprescindíveis para o gerenciamento dos serviços de reparos e manutenção é a ordem de serviço. Através desta ferramenta, é possível controlar desde a chegada do veículo com defeito, até a saída e entrega ao cliente. Além de informações sobre os serviços executados, laudo técnico, garantia, defeito apresentado, fotos do automóvel, valores cobrados, dados do cliente, entre outras informações relevantes.

Outro ponto importantíssimo, é a utilização da agenda de técnicos, que auxilia no controle dos atendimentos agendados. Além disso, adotar boas práticas para fidelização dos clientes, como ações de pós-venda, comunicação de novos serviços/produtos, contato telefônico lembrando de revisões necessárias e promoções.

Portanto, é fundamental utilizar ferramentas que integrem todos os setores da empresa, passando pelo registro da ordem de serviço, cadastro dos clientes, controle de financeiro, vendas e emissão da nota fiscal de serviço. Além de relatórios para auxiliar na tomada de decisão.

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Relatórios integrados: Sintegra, EFD ICMS/IPI (sped fiscal) e EFD PIS/COFINS (sped contribuições)

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Emissão ilimitadas de notas fiscais

Emissão simplificada da NF-e (nota fiscal eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)

Rastreador de notas emitidas

Rastreio automático das notas fiscais de compras emitidas pelo fornecedor para o seu CNPJ

Emissão de nota fiscal de serviço

NFS-e – Registra operações de prestação de serviços realizados, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização

Emissão de nota fiscal

NF-e – Registra operações de circulação de mercadorias realizadas, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização

Gestão Financeira

Controle de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE gerencial

Emissão e quitação automática de boletos

Emissão de boletos bancários personalizados, geração de arquivos de remessa e quitação automática de contas a receber

Controle financeiro avançado

Permite a conciliação bancária através da importação de extrato bancário, renegociações de contas a pagar e a receber

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

MDF-e – Emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na carga

Controle total de vendas

Maximize as vendas de forma organizada, controlando todos os orçamentos, pedidos realizados até a entrega ao cliente

Impressões rápida de etiquetas

Ganhe tempo na precificação e codificação dos produtos, simples e rápido, direto do sistema

PDV Off-line, vendas sem conexão

As vendas são acumuladas nos Pontos de Vendas e sincronizadas no retorno da conexão

Força de venda externa

Ferramenta destinada para vendedores externos para cadastrar clientes, emitir orçamentos e realizar pedidos

Controle de estoque e inventário

Eficiente no estoque, Inventário, transferência entre setores e lojas, controle de produção, entrada e saída.

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Pedido de compras inteligente, baseado no histórico de compras e informações de estoque do seu negócio

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Entrada de notas pelo celular

Facilidade na gestão de estoque e entrada de notas fiscais, leitura do código de barras através da câmera do celular, etc

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