Sistema para Materiais
de Construção

Por dentro do mercado

Como funciona uma loja de material de construção? 

Uma loja de material de construção é um negócio de natureza comercial, e tem como finalidade a venda de materiais para serem usados em reparos, reformas e construção de casas, apartamentos e prédios.

Segundo pesquisa realizada pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), as diferenças entre as lojas de material de construção pequenas/médias e as grandes são as seguintes: as pequenas e médias tem como foco os equipamentos “básicos”, como cal, cimento, madeira, pregos, material elétrico e iluminação, enquanto as lojas grandes são consideradas generalistas, com maior diversificação de produtos, vendendo inclusive peças de decoração e eletrodomésticos.

Uma loja de Material de Construção normalmente contém vários departamentos e seções. Grandes lojas podem dividir estes setores no espaço que as pequenas lojas não possuem, mas todas vendem praticamente os mesmos artigos. Atualmente os materiais e insumos podem ser simples ou combinados (produtos compostos), obtidos diretamente da natureza ou elaborados através de processos de produção.

 

O que define o sucesso de uma loja de Material de Construção?

Alguns erros comuns, principalmente no início de atividades da empresa, é a gestão do estoque e processos de aquisição dos produtos. Uma loja de material de construção possui um mix variado de produtos e compras em excesso prejudicam o negócio. O estoque mínimo e ideal deve ser observado de acordo com a quantidade demandada, pois os recursos financeiros serão destinados a pagar as compras de mercadorias que ainda estão estocadas.

Outro ponto que deve ser observado é a gestão financeira do negócio. O mercado está cercado de mudanças e incertezas e, é de grande importância uma boa organização financeira, pois ela é uma das ferramentas para o crescimento da empresa. Controlar as contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa é essencial para auxiliar na tomada de decisões e medir a saúde financeira da empresa. Adotando boas práticas no controle financeiro, o empresário pode rapidamente corrigir eventuais falhas ou reforçar estratégias que estão dando resultados.

A venda do produto é também, uma das fases que requer bastante atenção do empresário em qualquer estabelecimento comercial. Em uma loja de material de construção, o processo de entrega das mercadorias deve ser bem definido e organizado para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo. Para agilizar as vendas de balcão, principalmente em negócios com grande variedade de itens, é de suma importância que os vendedores consigam localizar facilmente as mercadorias.

Apesar dos grandes desafios de gerir uma loja de material de construção, a tecnologia permite que existam diversas formas de automatizar processos e fazer o gerenciamento total do negócio. Com um software de gestão, por exemplo, é possível integrar todas as áreas da empresa e agilizar as atividades do dia a dia. Um software específico para material de construção, vai permitir realizar desde a etapa de compras, passando pelo setor financeiro, até a etapa de venda e entrega dos produtos.

 

Conheça todos os recursos

Experimente Grátis

Onde a VVS pode atuar no seu negócio

Controle total de vendas

Maximize as vendas de forma organizada, controlando todos os orçamentos, pedidos realizados até a entrega ao cliente

Assistente inteligente de compras

Pedido de compras inteligente, baseado no histórico de compras e informações de estoque do seu negócio

Impressões rápida de etiquetas

Ganhe tempo na precificação e codificação dos produtos, simples e rápido, direto do sistema

PDV Off-line, vendas sem conexão

As vendas são acumuladas nos Pontos de Vendas e sincronizadas no retorno da conexão

Cadastro automático de produtos

Mais produtividade. Importe novos produtos a partir da entrada da nota fiscal emitida pelo seu fornecedor

Rastreador de notas emitidas

Rastreio automático das notas fiscais de compras emitidas pelo fornecedor para o seu CNPJ

Força de venda externa

Ferramenta destinada para vendedores externos para cadastrar clientes, emitir orçamentos e realizar pedidos

Integração e-commerce

Sincroniza automaticamente lojas virtuais e marketplaces ao sistema principal, tudo fica centralizado em um só lugar

Relatórios e gráficos personalizados

Tenha uma visão geral do seu negócio em segundos, usando os nossos relatórios 100% personalizados

Entrada de notas pelo celular

Facilidade na gestão de estoque e entrada de notas fiscais, leitura do código de barras através da câmera do celular etc

Emissão ilimitadas de notas fiscais

Emissão simplificada da NF-e (nota fiscal eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica)

Controle de estoque e inventário

Eficiente no estoque, Inventário, transferência entre setores e lojas, controle de produção, entrada e saída

Gestão multi-lojas e filiais

Administração independente, controle de estoque centralizado por loja e transferência de estoque

Emissão e quitação automática de boletos

Emissão de boletos bancários personalizados, geração de arquivos de remessa e quitação automática de contas a receber

Quitação automática do contas a pagar

Gera arquivo de remessa para o banco e processa o arquivo de retorno para quitação automática do Contas a Pagar

Emissão de nota fiscal de serviço

NFS-e - Registra operações de prestação de serviços realizados, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização

Emissão de nota fiscal

NF-e - Registra operações de circulação de mercadorias realizadas, para fins de recolhimento de impostos e fiscalização

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais

MDF-e  - Emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital, para vincular os documentos fiscais transportados na carga

Conhecimento de transporte eletrônico

CT-e  - Emitido e armazenado eletronicamente. A finalidade da CT-e é documentar uma prestação de serviços de transportes

Exportação de relatórios fiscais

Relatórios integrados: Sintegra, EFD ICMS/IPI (sped fiscal) e EFD PIS/COFINS (sped contribuições)

Controle financeiro avançado

Permite a conciliação bancária através da importação de extrato bancário, renegociações de contas a pagar e a receber

Controle das ordens de serviços

Controle total das rotinas operacionais com informações detalhadas das ocorrências, integrado ao faturamento

CRM - Relacionamento com o cliente

Gerencie os contatos e reuniões realizadas, os orçamentos enviados, os números de cada colaborador da sua equipe de vendas

Cotação eletrônica

Realizar cotações de preços online com diferentes fornecedores. Auxiliando no processo de compra das mercadorias

Dashboard Mobile

 Visão 360 graus dos indicadores de vendas, relatórios e gráficos gerenciais para tomada de decisão em seu smartphone

Armazenamento de notas fiscais em nuvem

Armazene automaticamente, em um datacenter seguro, os arquivos XMLs das notas fiscais emitidas pelo sistema

Gestão Financeira

Controle de contas a pagar e contas a receber, fluxo de caixa e DRE gerencial

Experimente Grátis

Conheça todos os recursos

Experimente Grátis

Como contratar a solução
ideal para o seu negócio

Você entra em contato para avaliarmos o seu negócio

Nossos analistas montam a solução ideal para você
Instalamos, treinamos e implantamos a solução no seu negócio

Com as nossas soluções em sistemas, seu negócio cresce com qualidade.

Com as nossas soluções em sistemas, seu negócio cresce com qualidade.