bn- emissao de nota fiscal eletrônica

Problemas na emissão de nota fiscal eletrônica ? O problema pode ser mais simples do que parece! Vamos listar alguns dos maiores problemas que ocasionam a rejeição de suas notas. Simples ajustes fazem toda a diferença na hora da emissão de nota fiscal eletrônica. Vamos lá?

obs : Nesse artigo nós iremos mostrar as soluções no nosso emissor de nf-e C-Plus NF-e. Conheça algumas funcionalidades de nosso emissor de NF-e clicando aqui!

Cadastro do cliente / fornecedor para emissão de nota fiscal eletrônica

Eis alguns dos grandes causadores de erros da emissão de nota fiscal eletrônica, erros cadastrais são os mais comuns e exigem atenção antes da geração da sua nf-e. Então, antes da emissão dê uma conferida no cadastro do seu cliente ou fornecedor e confira se os seguintes dados estão preenchidos corretamente:

Campo Razão Social – Muitos clientes confundem o preenchimento deste campo com o campo Nome Fantasia, que é o primeiro campo do cadastro, mas o campo essencial que será puxado na NF-e será o campo da Razão Social, então verifique se ele está preenchido. Muitos clientes não conhecem, mas há um botão localizado ao lado do campo CNPJ que auxilia muito no cadastro de clientes. Este botão realiza a consulta dos dados da empresa diretamente na Receita Federal e preenche os principais campos do cadastro, tornando assim seu trabalho mais otimizado. Mas atenção, será preciso inserir o número da Inscrição Estadual e o Indicador de IE que são outros dados essenciais na emissão da NF-e. Então fique atento ao próximo tópico …

certificado- emissao de nota fiscal eletrônica

Botão para consulta do CNPJ no site da Receita Federal

Inscrição Estadual e indicador IE – Estes dados não são puxados na consulta do CNPJ, então você pode conseguir essa informação de 3 modos:

  1. Solicitando ao seu cliente/fornecedor.
  2. Consultando uma DANFE de alguma nota de compra anterior emitida por esse fornecedor. Essa consulta pode ser realizada através do site da SEFAZ.
  3. Consultando no site do Sintegra.

Quando o cliente é  pessoa física, ele pode ter ou não a inscrição estadual então verifique com ele. Se o cliente não tiver, selecione no indicador de IE a opção ISENTO.

Endereço – O erro no endereço ocorre quando o cliente preenche este campo manualmente, sem a ajuda do botão de consulta ao CNPJ. Este campo não permite nenhum tipo de caractere especial, portanto coloque apenas caracteres válidos. Deixe para inserir o número do local no campo específico para esta informação.

Telefone – O campo telefone deve estar preenchido corretamente, somente com um número de telefone.

CPF – Este campo precisa estar preenchido corretamente para emissão de nota fiscal eletrônica e os demais documentos fiscais.

Cadastro de Produto e seus dados tributários

Descrição do Produto – A descrição de produto tem um critério que faz toda diferença na emissão da NF-e e deve ser respeitado para evitar rejeições, o preenchimento com caracteres inválidos como ( ° * % $ # @ & º ª “ ‘) ou até mesmo espaço duplo ou espaço no nome inicial devem ser evitados.

NCM Inexistente, Expirado ou Não preenchido – O NCM (Nomenclatura Comum Mercosul) é um dos campos obrigatórios para emissão de notas fiscais eletrônicas, sendo assim, fique atento se ele está atualizado e preenchido corretamente.Se quiser saber como atualizar sua tabela IBPT, clique na imagem abaixo para ver um tutorial completo sobre a atualização do ibpt.

ibpt- emissao de nota fiscal eletrônica

Enquadramento IPI – Este campo é necessário para a emissão de nota fiscal eletrônica. Se você não souber qual o enquadramento correto para a sua empresa, consulte o seu contador para inserir a opção correta.

Cálculo ICMS divergente, errados ou inexistentes – Atente-se para o preenchimento correto desses campos, pois ele pode ocasionar erro de cálculos e até mesmo não puxar o CSOSN correto para sua operação. Então verifique se o produto realmente é Substituição Tributária, Cálculo Padrão, Tributado etc. OBS: Se for a primeira vez que for emitir uma nf-e para um determinado estado, é necessário verificar se possui cálculo cadastrado para o estado de destino. Solicite ajuda do nosso Suporte Técnico para isso!

Alíquota de Estado – Alíquota de estado é um imposto de âmbito estadual relacionado ao ICMS que precisa estar configurada dentro do sistema para efetuar as operações internas e externas. Antes da emissão, essa verificação precisa ser feita.

Para verificar a alíquota interna de estado siga os seguintes caminhos: Cadastro > Tabela > Endereços > Estados

Procure o estado para o qual irá gerar a nota fiscal eletrônica e insira a alíquota correta.

As alíquotas internas (dentro do estado) e externas (fora do estado) precisam ser inseridas corretamente para emissão de nota fiscal eletrônica. Pode solicitar ao Suporte Técnico que lhe ajude nesta verificação.

Dados adicionais e valores que não batem 

Dados Adicionais – Este campo possui 2 critérios que precisam ser respeitados, caso contrário, a rejeição é certa. Neste campo :

  • NÃO pule linha (ENTER)
  • NÃO insira caracteres especiais ou acentos como : ° * % $ # @ & º ª “ ‘ ~ ^ ´ ` ? !.
  • Evite Ç (cedilha)

Troco (financeiro) – Este erro ocorre quando o valor da nota é menor que o valor inserido no financeiro. Sendo assim, ou é preciso ajustar no financeiro para o mesmo valor da NF-e ou é preciso inserir o troco no respectivo campo.

Para inserir o troco dentro do módulo da NF-e siga os passos:

Selecione a venda na listagem de vendas ou a saída na listagem de saída> Menu NF-e > Gerar XML de NF-e > Na tela aberta, clique no botão Selecionar [F9]> Vá no menu Cobranças / Pagamentos (na parte superior da tela de geração) > Agora só inserir o valor no campo inferior de nome Valor de Troco. Pronto, pode realizar a sua emissão de nota fiscal eletrônica.

Para ajustar no financeiro siga os passos:

Selecione a venda na listagem de vendas ou a saída na listagem de saída > Vá no menu Integração > Financeiro > Selecione a conta recebida e clique 2 vezes para abrir > No campo Valor coloque o valor ajustado e grave. Problema resolvido.

ban_rt_emissao de nota fiscal eletrônica

Certificado Digital e Criptografias de Segurança 

Certificado Válido – Não menos importante, o certificado digital precisa ser válido e estar dentro do período de validade para que você consiga emitir suas notas. Sem ele, a nf-e não é enviada para autorização da Sefaz. Fique atento no vencimento para não ficar sem emitir suas notas!

Para verificar a validade de seu(s) certificado(s) é bem simples, vá no Menu Iniciar > digite Painel de Controles > clique na opção Internet Options ou Opções da Internet > na tela aberta, vá no menu Conteúdo > botão Certificados. Pronto, nesta tela estarão listados todos os certificados instalados no seu computador com suas respectivas validades.

Configuração do Certificado – O certificado precisa estar instalado (A1 e A3) e conectado (no caso do A3) no computador que fica o módulo da NF-e. Também é preciso selecionar o certificado dentro do módulo fiscal para que o módulo envie e receba o retorno da Sefaz, esta seleção só precisa ser feita uma vez.

Passos para seleção do certificado no módulo NF-e:

Clique com o botão direito no módulo da NF-e > opção Empresas > clique 2 vezes no nome da empresa > clique no botão Selecionar Certificado > na tela aberta selecione o certificado com o nome da empresa > Grave e pronto!

certificad- emissão de nota fiscal eletrônica

Tela de configuração do Certificado Digital no C-Plus NFe

Protocolos de Criptografia de Segurança – Outro ponto a se atentar são as opções de criptografia de segurança TSL e SSL selecionadas dentro do painel de controle.

  •  No Windows 7 as opções que precisam estar selecionadas são apenas TLS 1.0, SSL 2.0 e SSL 3.0 (caso tenha na listagem).
  • No caso do Windows 10 as opções são TSL 1.0 e SSL 3.0.

As demais opções precisam estar desmarcadas em ambos os sistemas operacionais.

tls ssl - emissao de nota fiscal eletrônica

Dica: solicite a verificação de seus dados de entrada, pois uma vez que seus dados estejam preenchidos corretamente na entrada de seus produtos vai evitar muito trabalho na hora de efetuar suas saídas. Mantenha seus cadastros corretos, assim as rejeições na emissão de notas fiscais não farão mais parte de sua rotina empresarial!

Saiba mais sobre emissão de nota fiscal eletrônica e assuntos relacionados:

Como organizar notas fiscais eletrônicas de uma vez por todas

Glossário fiscal: 26 siglas e termos fiscais que você precisa conhecer

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Central do cliente:     (21) 3405-9500