NF-e , XML, Danfe

Desde que a Nota Fiscal Eletrônica foi implantada, muitos empresários encontram-se em meio a dúvidas sobre as nomenclaturas dos documentos. Porém, é preciso ficar atento, pois estar a par sobre a emissão e gerenciamento dos documentos é de suma importância.

Bom, resumidamente a Nota Fiscal Eletrônica é um arquivo digital em formato de XML que pode ser enviado através de e-mail pelo emitente para o destinatário. Já a DANFE é o documento auxiliar, impresso em papel, para acompanhar a mercadoria em trânsito até o seu destino.

Para sanar todas as dúvidas, neste post vamos definir qual o papel e a importância de cada um desses termos – NF-e, DANFE XML – no processo de compra.

Nota Fiscal Eletrônica

A NF-e é um documento utilizado para documentar eletronicamente as transações comerciais com objetivo de controlar e registrar a circulação de mercadorias.

É um padrão mais moderno de documento fiscal, porque é um arquivo digital, criado para ser lido por computadores. Portanto, a NF-e é assinada e transmitida eletronicamente pelo contribuinte para a SEFAZ. O documento fica armazenado e disponível para consulta e possui um formato digital chamado de XML que explicaremos mais a frente.

O que é um DANFE?

É o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica que é utilizado para acompanhar a mercadoria em trânsito. A DANFE é uma representação em papel da NF-e já que só existe digitalmente. A nota não possui valor fiscal e por isso não é preciso arquivá-la.

Uma das informações mais importantes contidas no documento é a chave de acesso de 44 dígitos para consulta e download do XML no Portal da Nota Fiscal Eletrônica.

Tendo em vista que o DANFE acompanha a mercadoria em trânsito, nele estão contidas informações do produto, valores, dados do destinatário e do emitente e demais dados.

E o que é um XML ?

O XML é a própria nota fiscal em seu formato digital, utilizado para registrar as informações da NF-e. Diferente do DANFE, no qual falaremos a seguir, o XML não acompanha a mercadoria em trânsito.

Algumas das informações contidas no XML da NF-e são: dados do emitente, dados da NF-e, dados do destinatário, dados dos produtos e serviços, dados relativos ao ICMS e outros impostos, dados de cobranças e informações adicionais.

Caso o usuário possua apenas o DANFE, poderá consultar o XML através da chave de acesso contida no documento, porém caso deseje baixar o arquivo, é necessário possuir o certificado digital instalado na máquina de acesso.

O arquivo deve ser mantido armazenado por no mínimo 5 anos pelo contribuinte, devido a ser um documento de importância fiscal.

O DANFE substitui o XML da NF-e?

O DANFE não substitui o XML da nota fiscal eletrônica. Ele é apenas um documento auxiliar da NF-e e não possui valor fiscal.
Por isso serve apenas para acompanhar a mercadoria em trânsito e facilitar o acesso aos dados da nf-e trazendo a chave de acesso.

Como realizar a emissão e gerenciamento do DANFE  XML  e NF-e?

Devido ao fim do emissor fiscal gratuito, é necessário possuir um software emissor de NF-e para realizar a emissão das notas.
Com o C-Plus NF-e você automatiza a emissão das suas notas de forma rápida e eficaz, depois é só baixar o XML e imprimir o DANFE ou enviá-lo por e-mail caso necessário.
Assim você terá mais tempo para gerir sua empresa e garantir um melhor faturamento.

Se você está precisando de um auxílio para automatizar e agilizar os processos na sua empresa, não hesite em solicitar agora mesmo uma demonstração do Emissor de Nota Fiscal eletrônico da VVS Sistemas, o C-Plus NF-e.

bn-qd_emissão de notas fiscais eletronicas

Se você deseja saber mais sobre Notas Fiscais Eletrônicas, você poderá gostar de ler:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Central do cliente:     (21) 3405-9500