ERP para e-commerce e marketplace

Ter sucesso de vendas no e-commerce é o que todos os empreendedores que estão nessa plataforma online desejam. Porém, a concorrência está ficando cada vez mais acirrada. Possuir um ERP para e-commerce pode ser uma boa solução para aumentar a competitividade no mercado.
O ERP torna a gestão dos negócios online muito mais produtiva e eficiente, facilita a execução dos processos e auxilia na redução de custos e erros.

Muitas empresas quando pensam em expandir seu negócio para a web apresentam diversas dúvidas. Mas afinal, quais são as vantagens de possuir um ERP para e-commerce e marketplace? Nesse artigo, iremos contextualizar sobre todas as questões envolvidas nessa integração.

O que é ERP

O ERP é a sigla em inglês: Enterprise Resource Planning, ou traduzido para o português: Planejamento de Recursos Empresariais.

É a ferramenta que integra e gerencia todos os dados e processos de uma organização em um único ambiente.

A importância do ERP na gestão do e-commerce

Possuir duas ferramentas como o ERP e a loja virtual trabalhando separadamente, irá fazer com que sua gestão fique suscetível a erros e exigirá um trabalho dobrado.
Tendo em vista que qualquer dado gerado na loja virtual, como um pedido, ou até mesmo cadastro/alteração dos itens terão que ser realizadas novamente no ERP de forma manual, o que demanda também muita atenção.

Um problema muito recorrente é a venda de itens na loja virtual que não estão disponíveis na loja física ou no estoque, acarretando a perda da venda e clientes insatisfeitos com a sua marca.

Vantagens do ERP para e-commerce e marketplace:

  • Agilidade nos processos
  • Redução de erros
  • Fidelização dos clientes
  • Maior controle financeiro

Agilidade nos processos

Ao possuir a integração do sistema de gestão com a loja virtual o processo de sincronização das informações será automatizado, trazendo maior agilidade o que é de suma importância para uma organização, pois trará uma maior produtividade.
Qualquer informação inserida na loja virtual, como a inclusão de um pedido, cancelamento, cadastro de um novo cliente, etc, são automaticamente enviados para o ERP, evitando a perda de tempo operacional. Onde também é possível ter um maior controle, gerar relatórios de estoque, financeiro, entre outros em tempo real.

Redução de erros

Devido ao processo de sincronização ser automatizado, o risco de erros é mínimo se comparado ao processo manual.
Uma vez que as informações inseridas na loja virtual são enviadas para o sistema retaguarda em tempo real. Evitando então, problemas como vendas online de produtos que não estejam disponíveis no estoque físico.

Fidelização dos clientes

Para garantir a continuidade do sucesso de seu negócio é necessário conquistar e fidelizar os seus clientes.
Através da loja virtual integrada ao ERP podemos armazenar as informações dos clientes, mantê-las sempre atualizadas e nos utilizar destas para criar programas de pontuações, cartão fidelidade e enviar e-mails de promoções.

Maior controle financeiro

O ERP controla a movimentação de entradas, saídas de mercadoria, fluxo de caixa, impostos, entre outras. Ter o sistema integrado a sua loja virtual é essencial para maior organização das finanças do seu negócio virtual.

Como contextualizamos acima, o sistema de gestão comercial integrado ao e-commerce e/ou marketplace tem o intuito de facilitar as tarefas diárias, diminuir erros e organizar a gestão.

Mas e agora? Qual plataforma de e-commerce e/ou marketplace utilizar?

Uma das fases mais difíceis é a escolha da plataforma ideal que atenda às suas necessidades. E nós da VVS Sistemas, fechamos algumas parcerias de sucesso para ajudar o seu negócio.
A Avante Software e a XTech , são responsáveis pela criação da loja virtual e integração ao software C-Plus4 para um maior controle e gerenciamento dos processos.

Caso você possua o nosso sistema e deseje vender somente através do marketplace, sem a necessidade de criar a loja virtual, entre em contato com a Alll Integra, que fornecerá todas as informações dessa integração.

calltoaction _blog_289x240

Se você deseja ler mais sobre  Loja Virtual e ERP, você poderá gostar de ler:

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Central do cliente:     (21) 3405-9500