“Meus clientes falam que o meu produto está caro demais, mas não tem como eu vender mais barato do que isso”. “Meus clientes estão sempre comprando da concorrência, não sei mais o que fazer”. “A cada mês que passa a frequência dos clientes em minha loja vêm diminuindo.” “Meus clientes só querem saber de preço.”

De acordo com minha experiência como consultor e professor, essas são as principais desculpas que os empresários utilizam quando começam a perceber uma acentuada queda em seu faturamento. Se conformar com as perdas é algo terrível para qualquer empresa. Como tratamento, o primeiro passo a ser dado nesses casos é tentar identificar quais são as causas que estão gerando esse efeito negativo. Abaixo cito algumas, acompanhe:

Falta atenção aos detalhes

Tenho comigo uma observação que não costuma falhar: empresas onde a fachada está há meses desbotada ou descascada pode ter certeza que as vendas estão caindo e que o seu fim está bem próximo. Quando a falta de vendas começa assombrar os ambientes da organização, é comum que o empreendedor comece a deixar de prestar atenção em alguns detalhes que são importantíssimos para gerar valor ao seu negócio. Conceitualmente falando, na literatura empresarial esse é o chamado 7º P do Marketing de Serviços, damos o nome dele de Provas Físicas.

As provas físicas envolvem todos os detalhes que fazem parte do ambiente de uma empresa, como paredes manchadas, infiltrações, estofados velhos, etc… Dificilmente o empreendedor, que está completamente envolvido nas rotinas operacionais, costuma prestar atenção nesses detalhes, mas adianto que eles são fundamentais na visão do cliente.Teste_solução_gestão_comercial

Falta motivação

A falta de vendas (sintoma) costuma causar um grave efeito na equipe de vendas, a temida desmotivação. O importante nesse momento é a equipe manter-se ativa, planejando, ligando e prospectando clientes. Quando uma equipe de vendas para de agir dessa forma, dizemos que ela começa a ficar “enferrujada”, como qualquer outra pessoa ficaria ao não exercer sua atividade principal.

Dessa forma, quando os clientes voltarem a aparecer em um ritmo constante, os vendedores estarão despreparados na questão do atendimento, e isso pode ser um fator crucial na hora de vender os seus produtos.

Falta divulgação

Por onde você anda divulgando a sua marca? Deixe-me adivinhar, você não faz isso porque não tem dinheiro não é mesmo? Pois isso não serve mais como desculpa. Desde que surgiram as redes sociais, nunca foi tão barato divulgar os seus produtos para o seu público consumidor.

O único gasto que você terá refere-se ao uso do tempo. Porém, isso é fácil de resolver, basta que você se planeje adequadamente, acordando um pouco mais cedo ou indo dormir um pouco mais tarde.

Falta comprometimento

E não é apenas da equipe de vendas, como também do dono da empresa. Pare e pense: qual foi a última vez que você fez um curso na área? Ou leu um livro? Ou mesmo foi em algum congresso para trocar cartões de visita? Uma das causas que podem estar fazendo você perder vendas é simplesmente pelo fato de você não ter mais ideias para criar coisas novas ou mesmo contatos para oferecer os seus produtos. Sempre pense onde mais você poderia encontrar público para o seu produto e com quem mais você poderia aprender o que você já sabe sobre a sua área.

Nos negócios, conhecimento e contatos nunca são demais.

Fique atento a essas razões, planeje suas ações e boas vendas!

Autor: Diego Andreasi

marketing e gestao

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