comportamento do consumidor na black friday

A Black Friday está chegando, e sabemos que todos os lojistas e empreendedores estão se preparando e colocando grande expectativa nessa data que é um marco de vendas no Brasil e em todo mundo. Todos estão procurando a fórmula perfeita para descobrir como vender mais e desvendar os mistérios do comportamento do consumidor atual, que vem mudando com muita velocidade nos últimos anos. 

Nós da VVS Sistemas, acreditamos que primeiro precisamos entender qual é a diferença entre consumidor e shopper e focar a estratégia no verdadeiro consumidor. Conhecer o consumidor é essencial para qualquer estratégia de sucesso. 

Shopper ?

Shopper é um termo relativamente novo, e veio para representar aqueles consumidores que compram para outras pessoas. Explicando, são os filhos que compram para os pais, maridos que compram para as suas esposas. Na prática, são compradores (shoppers rs) e não consumidores. Como o próprio nome já diz, consumidores é quem consome o produto e que consequentemente já se relaciona com a marca ou possui grande potencial para se relacionar com ela um dia. 

De acordo com uma pesquisa da Nielsen, a “geração millennials” que hoje tem entre 25 e 34 anos é a que tem maior potencial de consumo e costuma ser mais fiel às marcas. Diferente desse público, as pessoas com mais de 60 anos são mais temerosas no momento da compra. Embora os estudos sobre os shoppers estejam em constante crescimento, o principal alvo de qualquer negócio ainda são os verdadeiros consumidores

Existe um padrão no comportamento do Consumidor?

Sim. Existe um padrão ! 

O comportamento do consumidor atual mudou muito devido as inovações tecnológicas e a chamada “web 2.0” e a recém criada “web 3.0”. Conhecer esse padrão e comportamento pode fazer toda diferença para você vender muito mais em épocas como a Black Friday. Por isso nós separamos esses 4 modelos de comportamento do consumidor que vão fazer toda a diferença nessa Black Friday. 

1- Eles querem ver valor

Preço é algo que a empresa impõe a um produto ou serviço oferecido baseado em custos, markups e lucro. Valor é aquilo que pode ser percebido pelo consumidor. Por mais que a Black Friday seja um feriado de descontos, ainda que você não tenha o melhor preço, você pode vender mais que o seu concorrente caso você consiga gerar um valor percebido mais alto do que ele. O consumidor atual está buscando enxergar valor, e quando ele enxerga, ele paga. Uma boa dica são kits e pacotes de produtos ou serviços que gerem valor. 

2- Eles querem saber mais

O consumidor de hoje em dia busca avidamente por informações, relacionada ao produto/serviço que ele deseja consumir. Eles querem saber cada detalhe e especificações, para avaliarem se é exatamente que vai solucionar as suas dores. Fornecer informação sobre o seu produto/serviço é uma grande força para gerar valor para o consumidor. 

3- Ele quer se identificar com a marca

Um comportamento do consumidor que mais tem se acentuado é a identificação com a marca. Sabemos que elevar a marca a um patamar grande de identificação é algo que leva tempo e muito trabalho por parte do setor de marketing da empresa. No entanto, existe uma forma de realizar um grande salto nessa identificação, utilizando os chamados “influencers” ou influenciadores digitais. Essas personalidades possuem a confiança de um determinado público, e possuem (como o nome já diz rs) uma grande influência sobre esse nicho. 

4- Eles querem ter autonomia na compra

Facilite o processo de compra. Na era pré web, o processo de compra era moroso e demorado via telefone ou via vendedor de porta em porta. Se você quer vender mais na Black friday, agilize o processo, faça com que o consumidor queira percorrer a trilha da compra até o final sem ter nenhum tipo de obstáculo. Um processo simples e visualmente explicativo em um site ou loja virtual, ou checkout’s automatizados em uma loja física podem ajudar bastante e ser um diferencial. 

Enfim, quanto mais rápido você entender a mudança no comportamento do consumidor, maior serão as chances de você alavancar suas vendas. Então mãos à obra, e prepare o seu negócio para a Black Friday. 

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